terça-feira, 25 de agosto de 2009

Tensão Pré Menstrual

É uma síndrome que acomete cerca de 80% das mulheres em idade fértil e causa perturbações de ordens física, emocional, psicológica e de humor. Embora os sintomas variem de intensidade a cada caso, as mulheres que sofrem de sintomas com maior intensidade não conseguem levar uma vida normal neste período.
Sintomas Físicos:
Dores de cabeça, nas costas, cólicas, cansaço e dores musculares pelo corpo.Pés e mãos inchados, sensibilidade nas mamas, aparecimento de acne.Alterações no apetite, desejos por determinados alimentos, sensação de estômago cheio.
Outros Sintomas:
Alterações de humor durante o período, como: irritabilidade ou depressão, ansiedade, mal humor, tristeza, aumento da sensibilidade, raiva, etc...

Diagnóstico:
Não existe através de exames laboratoriais, sintomas e intensidades variam de acordo com as características de cada paciente. O melhor é conversar com um médico e anotar cada alteração que você perceba no período.

Tratamento:
É variável e acompanhado pelo médico, pode envolver mudanças na dieta diária, nos hábitos cotidianos, as vezes combinados com medicação e exercícios físicos.

Prevenção:
Não existe prevenção completa, mas medidas de combate ao stress, equilíbrio físico e emocional, boa alimentação e abster-se do cigarro auxiliam muito para atenuar os sintomas.
Ao perceber sintomas de TPM procure a ajuda de seu Ginecologista.

Nenhum comentário: